Liderança

Somente Cristo é Rei e Cabeça da Igreja! Ele é a pedra angular, e o fundamento da Sua Igreja que é composta dos apóstolos e profetas de outrora (Efésios 2:20). Estes ofícios são extraordinários e irrepetíveis, mas o governo estabelecido por Cristo à Sua igreja não se limitou a apenas estes. Através de Seus apóstolos inspirados, Ele ordenou que os ofícios ordinários de presbítero e diácono devem continuar na vida da Sua Igreja (Filipenses 1:1). 

Os presbíteros são de dois tipos: Presbítero Docente e Regente. Os Presbíteros Docentes são comumente chamados de Ministros ou Pastores porque principalmente proveem a congregação local com a pregação e o ensino (Efésios 4:11). Presbíteros Regentes são comumente e simplesmente chamados de presbíteros e pastores do rebanho por cuidarem da congregação observando suas necessidades espirituais (Atos 20:28). Juntos, os Presbíteros Docente e Regente compõem o Conselho da Igreja, que é responsável pela supervisão do ministério da Palavra e da oração na igreja. A Igreja Presbiteriana da Aliança é uma Congregação da Igreja Presbiteriana do IBURA (UR2) e sua liderança se reúne sempre na segunda terça-feira de cada mês, ou em outra ocasião conforme a necessidade. 

Todos os presbíteros devem ser escolhidos pela congregação que deve ver neles os dons dados por Cristo (Tito 1:5-9). O Pastor da Igreja é eleito pela congregação por um período decidido pelo Conselho e aprovado pelo Presbitério. Os presbíteros são escolhidos dentre os membros do sexo masculino da Igreja, eleitos pela congregação, e ordenados e instalados pelo Conselho local. O Presbítero Emérito é um status honorário conferido a membros efetivos do Conselho, por sua solicitação, reduzindo assim a sua carga de trabalho exigida. O Ministro serve como presidente (ou moderador — termo mais apropriado) do Conselho, e este Conselho elege o seu próprio secretário e comissões. 

Além dos Presbíteros, outro ofício ordinário e perpétuo estabelecido por Cristo em Sua Igreja através de Seus apóstolos é o ofício de diácono. Os Diáconos também são eleitos pela congregação (Atos 6:1-6). O papel dos Diáconos é servir à congregação em suas necessidades físicas e, assim, o ministério da misericórdia recai principalmente sobre os seus ombros. Eles aliviam o fardo dos presbíteros para que esses possam se dedicar ao ministério da Palavra e da oração, sobre os quais estão comprometidos. 

Os diáconos devem ser chamados por Cristo para o exercício de sua missão, e devem ser reconhecidos pela congregação por seus dons para o desempenho de suas tarefas espirituais entre os que são da família da fé (1 Timóteo 3:8-13).

Os pastores, presbíteros e diáconos só poderão ser ordenados e instalados se aceitarem e subscreverem a doutrina (Padrões de Westminster), o governo e disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil.